terça-feira, 6 de abril de 2010

Sepulcro e coração vazio


Um jovem, ao ingressar na faculdade, é munido de direitos e obrigações. Tem ele o direito de receber seu diploma desde que, siga com rigor as obrigações impostas pela instituição que ele freqüenta. Não é diferente na igreja católica. Claro que, na igreja fundada pelo Próprio Cristo Jesus, temos o perdão por Ele mesmo dado.


Acabamos de viver a semana Santa, a mais importante semana do catolicismo. Muito jovens viveram no final e começo do ano a semana de formatura. Para se viver a semana formatura é preciso, freqüentar ano a ano a semana mais importante que é a semana de provas. Ai sim, chegamos a semana de formatura. E por ter cumprido ano a ano nossas obrigações de freqüência. Temos direto de receber nosso diploma.


Na semana mais importante da igreja, a Semana Santa, celebramos o Tríduo Pascal:


1. Instituição da Eucaristia na quinta-feira com a celebração da missa de lava pés;
2. Paixão e morte do Senhor na sexta-feira
3. E no sábado a vigília Pascal na missa de aleluia

Não há celebração menos ou mais importante. Todas elas fazem parte da obrigação do católico. Vale lembrar também que, celebramos a Páscoa no domingo, indo a missa dominical, uma vez que a missa de Sábado é mais importante de todas, porém, na é válida como missa que atendo o 1º Mandamento da Igreja que diz: “Ouvir missa inteira nos domingos” .

Não faria sentido algum ir ao baile de formatura, sem colar grau. A cada ano a Semana Santa, a Sexta Santa vem perdendo o paladar religioso. É comum e triste ao mesmo tempo, ter a sexta-feira da paixão tratada como um simples feriado. A páscoa definitivamente agregada a um ovo de Páscoa.


Jovens católicos precisam saber que não se vai ao Shopping na quita-feira Santa, no lugar de estar na missa de lava pés. Não se vai a praia na semana santa. Sim é verdade que muitos não tem a oportunidade de participar, em virtude de seus compromissos profissionais, afinal, o mundo está cada vez mais profissional e mecânico, do que espiritual.


Não se descansa na sexta da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele não descansou e não se entregou por nossos pecados. Porque agora podemos descansar?
É tempo de comemorarmos e saber que o sepulcro está vazio, e no mesmo tempo que em lamentamos o coração vazio do homem.


Entre os cinco mandamentos da igreja o terceiro diz: “Comungar ao menos uma vez pela Páscoa da Ressurreição”. É ordem da igreja fundada por Cristo e nós, simplesmente ignoramos e nos omitimos.


Como podemos omitir tudo o que acontece no mundo? Terremotos, doenças, tragédias, tempestades, etc. Em tempo de esquentarmos nossa fé o inimigo tem conseguido através da modernidade e meios de comunicação esfriá-la.


Temos o direito de chegar ao céu, mas, é preciso cumprir as obrigações que nos é pertinente na terra, e óbvio na igreja.


Por Eugênio José dos Santos

Um comentário:

  1. Puxaaaaaaaaaaaaaa

    esse Cowboy manda muito bem...

    agora tenho certeza...isso realmente é um Dom de Deus..na hora de zuar...faz todo mundo morrer de rir...na hora de falar sério...faz td mundo se emocionar....Parabéns...

    Deus lhe ilumine sempre

    ResponderExcluir